METODOLOGIA



Os encontros acontecem semanalmente com duração de uma hora e meia por grupo. Seu dia e horário são definidos pela Fábrica de Sonhos, indo ao encontro das necessidades do parceiro, dos alunos e da comunidade. Os grupos são divididos preferencialmente em uma mesma faixa etária.
 Pode se dizer que o projeto de teatro/educação/descentralizado da Fábrica de Sonhos transita entre duas importantes abordagens do ensino da arte: as abordagens contextualista e essencialista. 
Da abordagem contextualista recuperamos a utilização do teatro como elemento de formação do ser humano nos níveis social, cultural e emocional. Ou seja, o teatro é um meio para a formação do indivíduo. 

Da abordagem essencialista propomos ao aluno que a experiência teatral aconteça a partir da analise, da experimentação e da fruição. Neste caso, o teatro é a finalidade principal e a formação humana do aluno se dá por conseqüência, pela própria natureza da arte. 
Todavia essas possibilidades variam de acordo com as necessidades dos grupos, o espaço em que eles estão inseridos, e o amadurecimento de cada grupo. A sensibilidade e a experiência dos professores – que também são artistas – trazem a compreensão do que é mais necessário em cada momento.
Buscamos fornecer as condições e as ferramentas necessárias para que possa florescer o potencial criativo do aluno/artista, tendo a convicção de que ele é a parte mais importante do processo. Deve sentir prazer em aprender, em fazer arte, em criar, em improvisar, em ouvir, em ver e em apreciar diferentes formas artísticas. Ele deve se expressar por meio do fazer artístico, ao mesmo tempo em que adquire conhecimento e desenvolve suas habilidades.

Etapas do trabalho:
A fim de qualificar os encontros e proporcionar uma formação continuada, a equipe de professores da Fábrica de Sonhos desenvolveu cinco etapas diferentes de aprendizagem. Cada etapa pode durar um ano ou mais, dependendo da evolução de cada grupo.

1ª Etapa - Teatro e Grupo: através de jogos dramáticos e dinâmicas o aluno/artista desenvolve as condições necessárias para trabalhar em grupo. Além disso, nesta primeira etapa enfocamos o desenvolvimento de valores como respeito, disciplina, comprometimento, entre outros;


          2ª Etapa - Despertar Teatral: o aluno/artista é inserido no universo teatral principalmente a partir da descoberta do corpo como elemento da encenação, da improvisação e dos jogos teatrais. Neste módulo o aluno é convidado a desenvolver a montagem de uma pequena esquete teatral que sirva como uma síntese da aprendizagem;


3ª Etapa - Iniciação Teatral: neste módulo intensifica-se o trabalho a partir da consciência corporal, além da construção da personagem. O grupo desenvolve uma montagem cênica com maior responsabilidade para ser levada a público.


4ª Etapa - Grupo Teatral 1: o grupo, além de desenvolver uma montagem cênica, experiência com maior intensidade a criação e produção dos elementos da carpintaria teatral (cenário, figurino, iluminação, trilha sonora e adereços) Além disso, propomos que nesta etapa o grupo inicie sua existência enquanto instituição social, inserido e reconhecido na comunidade.


5ª Etapa - Grupo Teatral 2: além de desenvolver a montagem cênica, o grupo é convidado a estudar uma estética especifica e desenvolver sua montagem fundamentada na estética que optou estudar, além de estudar fragmentos da história da arte.

As aulas são constantemente avaliadas pelos alunos e pela equipe docente nas reuniões pedagógicas. Fazem parte da nossa metodologia a Mostra Teatral, os Intercâmbios Artístico-Culturais, o Retiro dos Sonhos e a Mostra de Teatro Independente - MOTIN.  Segue uma breve descrição de cada um deles:

Mostra Teatral:
Cada grupo (a partir da segunda etapa) é convidado a montar um espetáculo cênico para apresentar ao público. Esta obra será fruto do trabalho desenvolvido durante aulas e também de propostas e sugestões dos alunos, bem como de seus professores. Poderá ser apenas um exercício cênico, uma criação coletiva, ou mesmo a partir de um texto dramático ou teatral. Finalizados os processos de montagem dos espetáculos, faremos a estréia dos alunos/artistas numa Mostra Teatral, na qual serão apresentados para a comunidade todos os espetáculos produzidos. 

Intercâmbios artístico - culturais:
Dentro das propostas da Fábrica de Sonhos, oportunizar o desenvolvimento cultural dos alunos é nossa prioridade, por isso, realizamos anualmente intercâmbios entre os alunos das diferentes cidades em que atuamos. O ato de assistir e dialogar sobre teatro é tão importante quanto a leitura e a prática para o crescimento do aluno. Para isso, desenvolvemos atividades com grupos convidados, assistimos apresentações em outras cidades e participarmos de festivais e mostras de teatro.

Retiro dos Sonhos:

O Retiro dos Sonhos é um evento que tem por objetivo criar laços de amizade entre os representantes dos grupos da Fábrica de Sonhos e enriquecer seus conhecimentos em teatro. Reunimos todos os representantes dos grupos de teatro em um final de semana especial, cheio de atividades de desenvolvimento humano e artístico, com o intuito de que esses alunos reflitam sobre a importância do trabalho que desempenham como transformadores sociais dentro de sua comunidade.

MOTIN:
A Mostra de Teatro Independente é o encontro anual dos alunos, familiares, parceiros e colaboradores da Fábrica de Sonhos.  Neste dia os alunos são convidados a assistir apresentações profissionais de teatro, dança, música e exposições de artes visuais, participar de oficinas artísticas e da festa de integração, apresentar seus trabalhos bem como trocar experiências com alunos de todas as cidades em que a Fábrica de Sonhos esta inserida. É um grande momento de integração e aprendizagem entre nossos alunos. 
A cada ano são selecionados alguns grupos de teatro do projeto e eles têm a oportunidade de representar a sua cidade apresentando seus trabalhos no MOTIN. Queremos com esta atividade proporcionar momentos em que os alunos possam se conhecer e discutir mais sobre a arte que praticam. A cada ano é escolhida uma cidade para ser a sede deste evento e todos os grupos do projeto são convidados a participar.