sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Hoje é dia de fazer MOTIN


Sim, hoje é dia de fazer MOTIN. Quando Digo isso, me refiro ao MOTIN com "N" no final, à Mostra de Teatro Independente do Projeto Fábrica de Sonhos.
Nossa proposta com o MOTIN é promover o intercâmbio entre nossos alunos através de suas diferentes culturas expressas em suas produções artísticas. Por isso, o MOTIN promove uma apresentação representando cada cidade em que o projeto está estabelecido.
Porém alguns desinformados podem confundir o MOTIN com "N" com o Motim, com "m". O nosso velho amigo Aurélio já nos diz que: motim é uma rebelião contra uma ordem pré-estabelecida. Aos desinformados fica o aviso: Sim! Queremos essa comparação. Queremos fazer uma rebelião cultural e através da arte mudar muito do que está estabelecido e não contribui para um mundo mais humano.
Já pararam pra pensar que todos os problemas que regem a humanidade são de caráter humano. Queremos através das ações e relações oportunizar que o homem se descubra humano. Por isso o MOTIN.
Porém nossa revolta não será com paus e pedras, com violência. Será com inteligência. Usaremos nosso instrumento de trabalho, a arte teatral, para através dela mostrar ao mundo que sim, podemos mudá-lo, transformá-lo num lugar muito mais justo, honesto e humano. Nós somos os agentes dessa transformação, que começa hoje, mudando nosso pequeno mundo, transformando nossos colegas e amigos através de nossa arte.
Hoje vocês entram para história, pois fazem parte do primeiro MOTIN. Sejam bem vindos, alunos do Projeto Fábrica de Sonhos a primeira Mostra de Teatro Independente.

Marcos Cardoso

Texto de abertura do MOTIN - 2010, na escola Felippe Wendling, em Dois Irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário