quinta-feira, 18 de agosto de 2011

GFAC e ELAS no Isabel em Cena

Na última quinta-feira os grupos GFAC e ELAS participaram do festival de teatro Isabel em Cena, na cidade de Viamão. As montagens, Aquele que diz sim, ou não?, do Grupo Farroupilha de Artes Cênicas e O Reino das Mulheres, de Salvador do Sul, foram os representantes do projeto Fábrica de Sonhos a participar desse festival. Aproximadamente 350 pessoas, alunos e familiares estiveram no salão do Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha para acompanhar a apresentação dos grupos.
Aquele que diz sim, ou não?, montagem inspirada no texto do alemão Bertolt Brecht, tem sido elogiada por sua ousadia e pela teatralidade assumida que propõe. O diretor do GFAC, Cássio Azeredo afirma que a peça tem contribuído para a criação de uma visão de mundo diferenciada, ao menos nos 13 atores que compõem o elenco. “Não era a proposta inicial, uma vez que nos interessava mais o pensamento teatral de Brecht. É como se tivéssemos lançado a flecha buscando as arestas do alvo e sem querer atingimos o centro”, afirma o professor.


O Reino das Mulheres nasceu da necessidade de um espetáculo que se encaixasse nas características do Grupo ELAS. É um trabalho totalmente autoral e seu sucesso vem sendo uma grata surpresa para as alunas. O grupo já está na sua sexta apresentação e tem mais dez convites pré-agendados até o final do ano. Segundo a aluna Laís Echer, cada apresentação tem uma característica especial: “No Isabel em Cena, foi muito interessante a proximidade com o público. Podíamos ouvir os comentários que escapavam durante a apresentação e tínhamos um termômetro de como estava sendo a receptividade do público”, comenta Laís.
O Instituto de Educação Isabel de Espanha tem cinquenta e oito anos de atividades e há onze anos realiza este festival que é o único de Viamão. Segundo a direção da escola, o Isabel em Cena é o único festival de teatro promovido por uma escola pública no estado trazendo atrações profissionais para os quase 3 mil alunos e comunidade escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário