segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Grupo Variação participa de dois festivais de teatro



O Grupo Variação, da unidade do Projeto Fábrica de Sonhos de Dois Irmãos, foi selecionado para dois diferentes Festivais de Teatro no estado. O 16 Festival Estadual de Teatro de Três Coroas ocorreu de 08 a 10 de outubro e foi a estréia do novo elenco do Variação. O grupo recebeu indicações a Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Elenco, além de trazer os prêmios de Melhor Cenário e Prêmio Especial do Júri. Amanhã o Variação parte para um novo festival, o Festival de Teatro de Osório, que acontece de 17 a 23 de outubro e reúne grupos de dezoito diferentes cidades do estado e dois de São Paulo. O Grupo Variação entra em cena dia 18, às 21 horas com o espetáculo Romeu e Julieta.
Romeu e Julieta é uma adaptação da história original de William Shakespeare na qual os espectros de Julieta tentam reescrever o destino dos amantes de Verona, porém o amor renasce numa das Julietas junto com a esperança de um novo final. O grupo trabalha nesse espetáculo há um ano e meio, porém essa nova versão estreou no Festival de Três Coroas.
Para a aluna Daiane Raquel Kaiser, uma das novas integrantes do grupo, estar apresentando em festivais é uma experiência desafiadora: “Minha estréia foi em Três Coroas. O frio na barriga era maior porque estávamos sendo avaliados por um júri, mas ensaiamos muito e a forma com que o grupo me acolheu fez com que eu ficasse totalmente segura”, comenta Daiane.
O Grupo Variação é o grupo de referência do Projeto Fábrica de Sonhos no município. O grupo é formado pelos alunos que estão a mais tempo no projeto. Seus ensaios são mais longos e exigem maior dedicação e comprometimento. De acordo com o professor Marcos Cardoso, o objetivo do grupo é desenvolver um trabalho teatral com maior intensidade através de linguagens específicas: “Trabalhamos dois anos com Arlequim e a Commedia Dell’Arte, nesse ano fechamos o ciclo de Romeu e Julieta com dois anos de Teatro Elisabetano. Em março de 2012 selecionaremos novos integrantes nos demais grupos da unidade para nossa nova montagem”.
Em novembro o Grupo Variação estará apresentando Romeu e Julieta nas Mostra Teatrais da Fábrica de Sonhos.

2 comentários: