domingo, 20 de janeiro de 2013

Retrospectiva Mostras 2012 – Farroupilha (primeira noite)


O final de ano foi muito intenso tanto para os professores quanto para os alunos da Fábrica de Sonhos. Todos os grupos se dedicaram ao máximo para que as mostras fossem um sucesso. E assim foi. A Fábrica de Sonhos realizou oito noites de apresentações na qual os seus 450 alunos divididos em 17 grupos apresentaram seus trabalhos para um público aproximado de 3.000 pessoas.
A partir de agora nós vamos relembrar cada noite de mostras numa ordem cronológica. A primeira, será a Mostra de Teatro de Farroupilha, que aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro. A mostra teve cinco grupos da cidade apresentando e um grupo convidado.
Na noite do dia 29, a estréia das Mostras 2012 da Fábrica de Sonhos foi marcada por muita energia positiva. Abriu a noite as meninas do grupo Talentos da Maturidade com a montagem A História do Bepo Formággio. A montagem foi criada a partir da junção de algumas histórias do folclore gaúcho e italiano. A inspiração inicial foram os contos O Cavalo Verde, de Luis Coronel e Amor Bandido de Suzana Capra, atriz do grupo.
Quem foi assistir ao grupo teve o prazer de conhecer Bepo. Ele é um bom homem. Tem apenas um defeito: bebe além da conta e atrapalha toda a vizinhança. Até aí tudo bem, mas quando Bepo resolveu ser infiel, sua esposa, Dona Herundina, resolveu dar um jeito na situação.  As meninas do professor Cássio Azeredo fizeram bonito. Elas, além de nos mostrar uma divertida história, nos provaram que teatro é uma arte para todas as idades.
Depois subiu ao palco o grupo Cine Teatro, convidado de Dois Irmãos, com a montagem Fica Ficando. Na versão do Cine, Helena reencontra seu diário, e com ele muitas lembranças. Entre elas a história de como conheceu o seu primeiro amor. Ela volta ao passado e revive suas descobertas e incertezas: paixões avassaladoras, festas, o último dia de aula, encontros e desencontros, a sensação de que o mundo não a entende e de que nem ela mesmo se entende. A montagem, inspirada no livro homônimo de Jane Tutikian fez o público relembrar sua adolescência através da história de amor de Helena e BG, temática principal da montagem.
Fechou a noite em grande estilo o GFAC - Grupo Farroupilha de Artes Cênicas. O grupo apresentou pela primeira vez em Farroupilha a sua nova montagem: Vida Fora da Gangue. O espetáculo que foi adaptado da obra homônima de Pedro Sthiel conta a história de quatro amigos que fundam um jornal e através dele enfrentam os inúmeros problemas da adolescência, tanto os próprios quanto os causados pela gangue do Druydo. Tudo fica mais difícil quando a Carlinha decide passar para o lado do Druydo e se envolve com drogas. A apresentação foi muito emocionante, principalmente para o autor Pedro Sthiel, que veio de Montenegro para prestigiar o grupo e recebeu uma homenagem do GFAC após a apresentação.
Quem quiser ver mais imagens da Mostra de Farroupilha pode acessar a nossa fan page e seguir nossas atualizações pelo Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário