sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Retrospectiva Mostras – Dois Irmãos – Segunda Noite


A segunda noite de mostras na Antiga Igreja Matriz, em Dois Irmãos foi tão espetacular quanto a primeira. Três grupos trouxeram seus trabalhos para compartilhar com a comunidade: Os Espertalhões, Sem Noção e Ploft!  A qualidade dos trabalhos apresentados e a energia positiva dos grupos foi o grande destaque da noite.
O primeiro grupo a apresentar foi Os Espertalhões. Esse grupo é um dos mais queridos do projeto. Unido, alegre e divertido, composto por alunos com uma média de 10 a 12 anos, um mais querido que o outro. O grupo tem dedicação e afinco, o que refletiu automaticamente na apresentação do imaginativo No Recreio, espetáculo que o grupo montou nesse ano.  
No Recreio conta a história de Clara, uma menina que tem seu amigo imaginário seqüestrado por uma bruxa que deseja roubar sua imaginação. A trama é repleta de elementos fantásticos que fazem alusão à imaginação dos amigos de Clara, que se unem a ela na procura por Zequinha, seu amigo imaginário. O grupo é tão coeso que se torna difícil destacar alguém. Porém a naturalidade, a espontaneidade e a comicidade com que o pequeno Rafael Lielienthal interpretou seus personagens merece ser citado como um exemplo de bom teatro.
O segundo grupo, o Sem Noção, foi extremamente feliz em sua estréia. O grupo, composto em sua maioria por alunos que estão no projeto já há três anos, apresentou a montagem Precioso Conceito e pescou o público do início ao fim da apresentação com sua história. A peça mostra a trajetória de Maria, que sofre com o preconceito de uma sociedade que não aceita os diferentes. Porém um dia, o destino inverte a situação de Maria e ela terá de ser aceita por todos que até então sempre a renegaram. A montagem parte do Bullyng para os diferentes tipos de preconceito.
A visualidade dessa montagem foi muito privilegiada através do figurino, que é simples e muito bonito. A cena da transição de tempo, na qual a personagem principal (Maria/ Tortinha) cresce arrancou expressões de espanto do público. Mas o maior destaque desse grupo está na interpretação da pequena Glenda Loebens. Cada vez mais tenho a certeza que uma boa interpretação está ligada a um dedicado e esforçado trabalho nos ensaios, por isso é correto afirmar que “o produto está totalmente ligado ao processo”. A pequena Glenda se esforçou muito durante o processo de ensaios e o resultado só podia ser esse: uma representação espetacular.
Para fechar a noite e a mostra de Dois Irmãos o Grupo Ploft! Trouxe à cena a sua nova versão da montagem Ficar ou não Eis a questão! A peça, que já tinha sido apresentada pelo grupo no ano anterior foi totalmente modificada sem receber nenhuma alteração. Parece contraditório, mas pode ser explicado: o texto, em si, não recebeu nenhuma alteração. Os atores, porém, modificaram-se, pois o grupo se transformou de um ano para o outro e os atores que ficaram optaram em se aventurar em novos personagens.
Através da história de amor de Mari e Vado, duas pesquisadoras analisam a paixão na adolescência. Elas avaliam toda a trajetória desse casal para concluir como são as relações amorosas hoje em dia. O grupo entrou com uma energia incrível, e mandou muito bem. A segurança com que o Grupo Ploft! representou sua história merece ser destacada. Outro destaque foi a interpretação do jovem Eduardo Silva como Vado, que cresceu e ganhou consistência durante o processo e teve seu ápice nessa apresentação.
A segunda noite de mostras em Dois Irmãos foi muito boa. Os coletivos conseguiram produzir um bom trabalho de grupo, que reverberou num ótimo trabalho artístico. Tenho certeza que essas apresentações estarão presentes como ótimas lembranças nos nossos alunos/atores e esse processo desenvolvido durante o ano irá refletir nas demais atividades deles, pois além de um belo produto, construímos conhecimento através das experiências do processo, que foi muito rico.
Quem quiser ver mais imagens da Mostra de Dois Irmãos pode acessar a nossa fan page e seguir nossas atualizações pelo Facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário