quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Retrospectiva Mostras – São José do Sul


E fechamos a nossa série de comentários críticos sobre as Mostras da Fábrica de Sonhos com a retrospectiva de São José do Sul. A última Mostra do ano de 2012 aconteceu na Sociedade Botafogo, no dia 20 de dezembro. Por ser a primeira Mostra de Teatro da Fábrica na cidade, ninguém tinha ideia de como seriam as estreias, a reação do público e o resultado final.
Para aumentar a ansiedade, no meio da tarde começou um temporal que deixou todo o município sem luz. O tempo diminuía, e as meninas do grupo Cuidado! As malucas vêm aí! estavam cada vez mais nervosas, pois elas eram as anfitriãs da Mostra, estavam ali desde as oito horas da manhã organizando o espaço para que a noite fosse espetacular e por uma força maior teriam de adiar o evento. As horas passavam e a luz não vinha. O prefeito do município chegou a ligar para a companhia de energia elétrica e nada da luz voltar. Faltavam 15 minutos. Os alunos maquiados, aquecidos e prontos para entrar em cena. A luz ainda por afinar e o público que ainda acreditava no milagre da energia voltar aos poucos chegava. Pois o milagre aconteceu. Às 20h a luz voltou e a equipe da Fábrica de Sonhos fez a afinação mais rápida que já se viu em toda a história do projeto. Todos estavam felizes, pois a noite era de espetáculo.
Abriu a noite o Grupo Os Tampinhas e sua versão da montagem Escola de Monstros. O grupo formou-se nesse ano e, mesmo sofrendo muito com um processo cheio de problemas internos, conseguiu entrar em cena e mostrar um bom trabalho. A peça, construída através de um processo de jogo e improvisação dirigida, expõe uma escola tradicional que durante a noite vira uma escola de monstros. Esse segredo, guardado a sete chaves pela mestra monstruosa, vaza e dois alunos decidem tirar essa história a limpo. O Diretor monstruoso vai sair de férias eternas e dará o colar da monstruosidade ao monstro que for capaz de capturar os meninos. O problema é que como os monstros são alunos, eles ainda têm muito a aprender. O grupo surpreendeu muito, pois mesmo tendo problemas de disciplina e relacionamento durante o processo, no dia da apresentação mostrou-se unido e confiante. Como resultado, realizou uma ótima apresentação.
Depois apresentou o grupo especialmente convidado da noite. O Grupo Deixa Quieto!, de Salvador do Sul, realizou a sua última apresentação do ano do espetáculo Moda de Viola. A peça é uma homenagem a Mazzaropi e o universo caipira. Maria e Ana cresceram escutando as modas de viola do pai e sonhando com o dia em que iriam ver um show de uma dupla sertaneja na cidade. Esse dia chega e elas, juntamente com o burro Policarpio enfrentarão os perigos da cidade e levarão consigo a dor da saudade. O elenco todo é muito coeso, todos atuam muito bem e não há como destacar apenas um. Acho que esse é um dos diferenciais qualitativos do grupo e espero que essa característica acompanhe os demais grupos da Fábrica de Sonhos. Porém nós, da equipe, que já assistimos ao espetáculo mais de quinze vezes, concluímos que nessa apresentação o Lucas Peiter estava muito afinado. Seus tempos eram perfeitos e a sua cumplicidade com a cena e com o público davam um brilho todo especial a sua personagem.
E fechou a noite em grande estilo o grupo anfitrião: Cuidado! As malucas vêm aí!. Foi um momento muito especial para as meninas desse grupo, pois elas foram muito guerreiras durante o processo. O Reino das Meninas, adaptação da saudosa peça do Grupo ELAS, de Salvador do Sul, foi a terceira tentativa de montagem dessas meninas. As anteriores naufragaram junto com a saída dos meninos que faziam parte do grupo. Acho que esse histórico colaborou para a escolha da montagem e serviu de referência para a atuação das narradoras, que contam uma história para convencer meninos a vir conhecer o reino delas.
A peça é uma fábula moderna com uma roupagem medieval: Na esperança de convencer homens a virem conhecer seu Reino, algumas mulheres decidem contar a história que deu origem a esse lugar. Falam de um Rei que convocou todos os homens para uma guerra. Antes de partirem o Rei, ciumento, impôs uma lei que proibia a entrada de homens no reino até o seu retorno. Os anos passaram e as mulheres do reino continuam a espera do retorno do Rei, até que certo dia descobre-se que a Rainha esconde um segredo. As meninas entraram em cena e surpreenderam. O grupo é uma grande promessa, pois em seu primeiro ano mostra ter as principais qualidades de um bom grupo de teatro: dedicação, humildade e trabalho.
Para finalizar a noite, tivemos a foto oficial e muitas famílias comentando sobre o resultado, que foi ao mesmo tempo surpreendente e gratificante. De minha parte, fecho esse ciclo de comentários críticos das Mostras de Teatro da Fábrica de Sonhos extremamente satisfeito com o que vi. A cada ano percebo a evolução dos nossos alunos/atores e fico muito contente em usar minha escrita como forma de incentivo a esses pequenos/grandes artistas. Nos vemos novamente aqui, caro leitor, na retrospectiva 2013. Abraço!
Quem quiser ver mais imagens da Mostra de São José do Sul pode acessar a nossa fan page e seguir nossas atualizações pelo Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário