sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Retrospectiva Mostras – Salvador do Sul


Os alunos de Salvador do Sul receberam o público no dia 10 de dezembro para apresentar os três trabalhos realizados pelos grupos da cidade. O grupo Deixa Quieto!, anfitrião da mostra, esteve presente durante todo o dia auxiliando na organização do evento e foi o grupo que apresentou a mostra, ajudou os grupos que estreavam e acolheu todo público para que a noite fosse especial. Quem foi ao ginásio poliesportivo do município pode conferir as peças dos grupos Buenos Dias, Mortadelas e Deixa Quieto!.
O primeiro espetáculo entrou com uma energia toda especial. O grupo Os Mortadelas tinham um compromisso nessa noite. A Farsa da Maria Feia, montagem do grupo, estava sendo dedicada para uma pessoa muito especial, que não estava ali naquela noite e que infelizmente não mais pisaria no palco junto conosco. O grupo perdeu durante o ano o colega Alex, vítima de uma virose. Foi um momento muito difícil para o grupo. Mas juntos, os integrantes do grupo decidiram que a apresentação seria para o Alex e antes de entrar em cena, eles lembraram desse compromisso, de que deveria ser muito especial... E assim foi.
A montagem levou à cena o cangaceiro Lamparina, que percorre o sertão em busca do cabra macho que vai casar com sua filha, a Maria Feia. Por todo lugar que passa, os pretendentes preferem a morte que o matrimônio. Porém essa história muda de rumo quando surge em seu destino um matador... de baratas. Muitas peripécias marcam essa divertida trama. Destaque para Sandy Naiana Lunckes, que interpretou muito bem o cangaceiro lamparina, divertindo e envolvendo o público.
Depois disso, foi o grupo Buenos Dias trouxe ao palco O Mistério da Biblioteca. Essa montagem surgiu de um fato real: A crença das alunas do grupo de que a biblioteca do município era mal assombrada. As pequenas levaram o professor até lá e juntos criaram o roteiro da peça. Nas improvisações, buscaram situações em que o medo despertasse sensações e visões de coisas que não eram reais. Depois partiram para a idéia de que a bibliotecária se fingia de monstro para fazer com que as meninas consertassem os livros. Dessas improvisações saiu o roteiro da peça, na qual as meninas descobrem os livros estragados e o monstro/bibliotecária faz com que elas os consertem e redescubram os contos de fadas.
Na peça, três meninas acabam ficando presas na biblioteca. A lenda do monstro que habita aquele lugar faz com que as meninas passem por muitas aventuras e juntas redescubram as antigas histórias da infância que até então estavam esquecidas. A leveza e desinibição da Kaylani de Carvalho e da Camillinha Klein foram diferenciais interessantes tanto no processo quanto na apresentação.
E fechou a noite o grupo anfitrião, o Deixa Quieto!. Foi um momento muito especial para o grupo, pois foi a primeira vez que foi apresentado o Moda de Viola em sua versão espetáculo no município. Esse ano foi de reconhecimento para o grupo, pois ele trouxe para o município 30 indicações, 20 prêmios, venceu os três festivais de teatro que participou, referenciando Salvador do Sul como município que produz teatro de qualidade.
A peça é uma homenagem a Mazzaropi e o universo caipira. Maria e Ana cresceram escutando as modas de viola do pai e sonhando com o dia em que iriam ver um show de uma dupla sertaneja na cidade. Esse dia chega e elas, juntamente com o burro Policarpio enfrentarão os perigos da cidade e levarão consigo a dor da saudade. O elenco todo é muito coeso, todos atuam muito bem e não há como destacar apenas um. Acho que esse é um dos diferenciais qualitativos do grupo e espero que essa característica acompanhe o Deixa Quieto! Em suas próximas montagens.
Para finalizar a noite, tivemos a foto oficial e muitas famílias comentando sobre o resultado, que foi gratificante. Quem quiser ver mais imagens da Mostra de Salvador do Sul pode acessar a nossa fan page e seguir nossas atualizações pelo Facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário